“O envelhecimento hoje e amanhã: a sociedade em transformação” foi pauta do X Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a nossa população será composta por cerca de 30% de pessoas com mais de 60 anos até 2030.

No mundo, esta parcela da população corresponde a 9,2% de acordo com relatório publicado em junho/19 pela Divisão de População das Nações Unidas, e isso se deve em parte, ao desenvolvimento do país, às mudanças de hábito da população, ao Estatuto do idoso que dá amparo e garantias no tocante aos direitos e deveres do cidadão acima de 60 anos que consequentemente contribuem para o aumento da expectativa de vida.

Hoje, é possível viver mais e com mais qualidade. No Brasil, associamos o idoso à falta de atividade e aposentadoria de forma bastante equivocada, pois existem muitos idosos que ainda trabalham e mantem a vida social ativa e cada vez mais conectada.

Segundo pesquisa da PNAD Contínua, os idosos formam o grupo mais crescente entre os internautas que consomem, interagem e utilizam serviços pela internet.

Fontes

Equipe Gero360 em 22/11/2019

Geriatrio 2019 – http://www.geriatrio2019.com.br/o-evento/

Infoescola – O Envelhecimento da População Brasileira – https://www.infoescola.com/geografia/envelhecimento-da-populacao-brasileira/

O que é o Estatuto do Idoso? – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – https://sbgg.org.br/o-que-e-o-estatuto-do-idoso/

Facebook
LinkedIn
Instagram
Open chat